DIGITAL – Belém ganha anuário inédito para facilitar busca de dados

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

 

A cerimônia de lançamento contou com a presença do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e secretários municipais.

Compartilhar dados, informações, registros administrativos e históricos da cidade, essa é a finalidade da plataforma do Anuário Estatístico de Belém, lançado pela Prefeitura de Belém durante a tarde desta quarta-feira, 26, no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal.

Em versão inédita, a publicação deste ano é em plataforma digital. A última publicação do anuário foi em 2012. O documento vai organizar informações dos 71 bairros do município de Belém, com 456 itens, entre tabelas, figuras, mapas e quadros e deve auxiliar, ainda, na realização de pesquisa e quaisquer outras atividades executadas por gestores públicos, setor privado, comunidade acadêmica, jornalistas, cientistas de dados e população em geral.

“O anuário vai servir para a população conhecer o seu território, por meio de dados e informações. Ele pode auxiliar todo o planejamento de uma gestão com os dados disponíveis”, comentou Monique Gomes, coordenadora da Divisão de Pesquisa e Informação da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), órgão responsável pela produção do Anuário.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e secretários municipais. “O anuário é, além de tudo, um documento de transparência e será uma ferramenta de trabalho e consulta pública”, destacou o prefeito Zenaldo Coutinho.

Nazaré Costa, titular da Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

O prefeito destacou, também, o quanto a acessibilidade aos registros é importante para informar a sociedade. “A gente precisa fazer reflexões sobre o êxito dos casos a partir dos resultados. Se reduzimos 18% do índice de mortalidade de crianças nascidas vivas, isso demonstra que a ação preventiva na política da saúde está funcionando, o acompanhamento do pré-natal, o parto, todas essas etapas estão acontecendo”.

Os dados ficarão disponíveis no endereço http://anuario.belem.pa.gov.br/. Ao todo são 11 temas como demografia; saúde; educação; habitação; mobilidade, entre outros, todos referentes as políticas públicas do município. O modelo e endereço foi criado em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), com a proposta de ser mais acessível, podendo ser baixado pelo programa Excel.

“Nós teremos séries históricas, taxas de mortalidade infantil, mapas, entre outros dados. O documento pode ser baixado e os dados são até 2018. É uma plataforma que vai sendo atualizada”, explicou a titular da Segep, Nazaré Costa.

 

Texto:

Victor Miranda

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.