Guarda Municipal registra aumento de ações operacionais em 2019

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
Toda a frota da instituição foi renovada: foram adquiridos 36 veículos, sendo 11 caminhonetes com tração 4×4, uma caminhonete para transporte de cães, um micro-ônibus e duas vans

Divulgado na manhã desta quarta-feira, 22, balanço de 2019 da Guarda Municipal de Belém (GMB) contabiliza mais de 19 mil ações realizadas, entre 15.980 rondas escolares e quase 3 mil atendimentos a partir do número 153, o Disque Denúncia da instituição. O balanço apontou ainda que foram gerados 298 boletins de ocorrência.

Foram apreendidos mais de 2 mil objetos durante as incursões de 2019  dos agentes de segurança municipais, entre os quais 110 cachimbos, 20 blindagens de uso exclusivo das forças de segurança, quase dois quilos de entorpecentes e 1.255 linhas enceradas, entre outros.

Entre os produtos de roubo recuperados e devolvidos aos donos estão dez bicicletas, 64 celulares e 12 veículos. A GMB deteve 18 pessoas por dano e depredação do patrimônio público e retirou das ruas 16 foragidos da justiça, recolhendo dez simulacros, dez armas de fogo e 69 facas.

“A atuação da Guarda foi muito positiva em 2019. Cumprimos com o nosso papel e os nossos compromissos de exercer a função de agente da segurança municipal na grande Belém e seus distritos”, afirma o inspetor geral da Guarda, Almir Ferreira. “Atribuo o sucesso do trabalho à colaboração de todos os servidores da instituição e à dedicação dos guardas na atuação diária em prol da segurança dos belenenses”, acrescenta.

Segundo o inspetor Guilherme Freitas, da Divisão de Operacões (DOP), o resultado é fruto do trabalho de todos os sete grupamentos da instituição, feito de forma integrada para garantir uma melhor eficiência.

“Desde 2016 a GMB  vem trabalhando de forma integrada com as equipes do grupamento operacional com as quatro inspetorias de base somadas aos grupamentos táticos, além da parceria com outros órgãos da segurança pública, desenvolvendo, assim, ações conjuntas e obtendo um resultado satisfatório”, disse o inspetor Guilherme.

Investimento – Para dar celeridade e aprimorar o atendimento à população dois novos grupamentos foram criados em 2019. No dia 21 janeiro do ano passado foi criado o grupamento motorizado Ronda Ostensiva Municipal (Romu) com a finalidade de prestar apoio às ações do SOS Mulher e do SOS Paz, aplicativos desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) responsáveis por atuar no monitoramento e pronta resposta às mulheres em situação de medidas protetivas e na segurança no entorno de algumas escolas municipais. Além de atender as ações dos SOS, o grupamento também realiza rondas ordinárias. A Romu conta com 12 motos e servidores especializados para atuar nas operações.

Em 26 de setembro foi criado o Grupamento de Patrulhamento Urbano (GPU), com a finalidade de reforçar, com viaturas e de forma ostensiva e preventiva, os patrulhamentos estratégicos nas áreas e postos de serviços da Guarda. O grupamento conta com cinco viaturas e 37 guardas.

A Prefeitura de Belém investiu R$ 1,8 milhão na corporação em 2019, recurso proveniente do tesouro municipal e resultante de convênios, usado na aquisição de pistolas 380, munições, coletes balísticos, munições não letais, computadores e material escolar e esportivo, escudos táticos, caneleiras e cotoveleiras, além de tonfas e algemas.

A atual gestão renovou toda a frota da instituição, adquiriu 36 veículos, sendo 11 caminhonetes com tração 4×4, uma caminhonete para transporte de cães, um micro-ônibus e duas vans, além de 37 motocicletas. 

Projetos sociais – A GMB mantém, ainda, os projetos sociais “Guarda Amigo da Escola” nos bairros de Belém e “Anjos da Guarda”, que atende crianças e adolescentes com idades entre 7 e 16 anos no bairro do Tapanã. Os participantes do projeto receberam, em 2019, uniforme completo, material educativo e esportivo e fogão industrial.

Na atual gestão municipal, a GMB já promoveu mais de 1.600 cursos de capacitação e treinamentos em segurança pública para os integrantes da corporação. Por meio do Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador (NSST) foram promovidas diversas ações de valorização ao servidor, entre as quais palestras sobre prevenção de doenças e campanhas de vacinação.

Atualmente, a GMB conta com 1.149 agentes e sete grupamentos: além da Romu e do GPU, há o Grupo de Ações Táticas (GAT), o Ações Táticas com Cães (Atac), a Ronda da Capital (Rondac), o Grupamento Operacional e a Banda de Música da Guarda.

Texto:

Thais Veiga

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.