Mercado de Peixe recebe totem com acesso gratuito à internet

O totem digital dá acesso gratuito à internet para permissionários do espaço e população em geral.

O totem digital dá acesso gratuito à internet para permissionários do espaço e população em geral.

Já está em atividade no Mercado de Peixe, do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém, o primeiro totem digital que dá acesso gratuito à internet para permissionários do espaço e população em geral. A máquina foi instalada na última sexta-feira, 9, pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), e fica localizada no mezanino do mercado. Neste primeiro momento, uma funcionária da Companhia estará no local de 8h às 13h para dar suporte e orientações sobre o uso da ferramenta.

Marcos Pinheiro, peixeiro e diretor da Associação do Mercado de Peixe, ao lado do administrador do Mercado de Peixe, Osvaldo Rodrigues Sandoval.

Marcos Pinheiro, peixeiro e diretor da Associação do Mercado de Peixe, ao lado do administrador do Mercado de Peixe, Osvaldo Rodrigues Sandoval.

Além de acesso à internet, através do totem será possível utilizar um novo aplicativo criado pela Cinbesa: o Ver-Belém, que de forma simples possibilita o acesso a informações sobre a história da cidade, a cultura, monumentos, pontos turísticos, feiras, além de peculiaridades sobre as frutas e peixes da região.

“Para quem vem fazer uma visita no mercado é muito legal, porque dá para conhecer a variedade de peixes que nós temos. A feira ganha muito com isso”, diz o administrador do Mercado de Peixe, Osvaldo Rodrigues Sandoval.

De acordo com a analista de sistemas da Cinbesa, Fátima Silva, o totem é uma excelente ferramenta tanto para turistas e visitantes do mercado como para permissionários, que poderão, através do Sistema de Gestão de Documento (Gdoc), protocolar e gerenciar solicitações de serviços para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) por via digital. O objetivo da Cinbesa é expandir o sistema, para que em breve todas as secretarias estejam acessíveis por meio do dispositivo.

Mais nove totens deverão ser instalados em pontos estratégicos da cidade.

Mais nove totens deverão ser instalados em pontos estratégicos da cidade.

“Nós queremos, com essa ferramenta, garantir acesso de informação e cultura para todos. Para os turistas será excelente, porque também poderão conhecer melhor a nossa cidade”, ressalta a analista de sistemas Fátima Silva, que ainda explica porque o primeiro ponto foi instalado no Mercado de Peixe. “A rede Açaí (rede de wi-fi disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura de Belém no espaço) já está instalada aqui com grande sucesso, por isso resolvemos começar a instalação do totem pelo Mercado de Peixe. Mas queremos expandir para outros pontos da cidade”, garante.

De acordo com o presidente da Cinbesa, José Régis Junior, mais nove totens deverão ser instalados em pontos estratégicos da cidade. O próximo ponto já foi escolhido, o Mercado de Carne do Ver-o-Peso.

“Hoje em dia é tudo informatizado. O serviço é um avanço para o mercado e, claro, para todos nós já que passamos a manhã toda aqui”, afirma o peixeiro Marcos Vinicius Pinheiro, que é diretor da Associação do Mercado de Peixe.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)