Cinbesa instalará totem com acesso à internet gratuita no Ver-o-Peso

 

Totem

José Regis Junior, da Cinbesa, testa o primeiro totem, que será instalado no Mercado de Peixe, no complexo do Ver-o-Peso, no dia 1 de setembro.

O Mercado de Peixe, localizado no complexo do Ver-o-Peso, será o primeiro ponto a receber um totem digital com acesso à internet gratuita e informações turísticas sobre a capital paraense até o próximo dia 1 de setembro. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa), irá disponibilizar outros nove aparelhos em locais públicos da cidade.

Aplicativo Ver-Belem

Com o aplicativo Ver-Belem, para celulares Android, as informações que estão nos totens podem ser consultadas por celular e em três línguas.

Visando possibilitar um canal direto entre a população e os órgãos municipais, com acesso às informações e serviços

da Prefeitura, o totem digital será acessado por meio de rede wi-fi – já disponível no Ver-o-Peso -, e permitirá ainda, o acesso livre pelo tempo máximo de meia hora.

O presidente da Cinbesa, José Regis Junior, explica que foi desenvolvido ainda o aplicativo Ver-Belém, com o qual a população terá acesso a informações sobre a história da cidade, as ruas, monumentos, comidas e muito mais. “Este aplicativo instalado nos totens também pode ser baixado em aparelhos celulares Android e está disponível em três línguas: Português, Inglês e Alemão, facilitando o uso para turistas. Nossa intenção é principalmente possibilitar o acesso das pessoas de forma gratuita”, explicou Regis.

Como o equipamento é feito de alumínio e conta com um computador instalado, o totem ficará disponível em um local protegido – na área administrativa do Mercado de Peixe. Um servidor estará dando apoio para o uso correto da máquina.

Jose Regis Junior

O presidente da Cinbesa, José Regis Junior, explica que foi desenvolvido ainda o aplicativo Ver-Belém, com o qual a população terá acesso a informações que serão acessadas nos totens.

De acordo com o presidente da Cinbesa, o próximo totem a ser instalado será no Mercado de Carne.

 

Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães-Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)