Reformulado, portal de notícias e serviços da Prefeitura concentrará informações

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O presidente da Cinbesa, João Bosco Vasconcelos, explica que entre os serviços mais procurados no portal da Prefeitura estão os assuntos relacionados ao sistema tributário e à transparência.

Com o novo projeto houve a padronização da navegação, que passa a integrar todo o conteúdo produzido pelos órgãos e secretarias do município, tornando a experiência de mais fácil e agradável para o internauta. Com a nova navegação, todos os sites da prefeitura apresentarão uma barra superior chamada de “Menu Belém”, onde o internauta poderá, sempre que quiser, navegar facilmente para qualquer site, serviço ou produto disponibilizados pela Prefeitura.

O titular da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), Igor Fonseca, avalia que esta reformulação ocorreu por se entender que havia a necessidade, já que muitas pessoas procuravam os serviços da PMB pelo site. “Era prioridade da gestão integrar os portais em uma única plataforma, na qual o internauta que acessar um dos endereços (www.agenciabelem.com.br ou www.belem.pa.gov.br) vai ser direcionado para uma única homepage”.

De acordo com o coordenador, a Comus e a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) pensaram em uma série de ferramentas que agora estarão disponíveis ao cidadão numa plataforma multimídia, que contém fotos, documentos para downloads, vídeos e links de matérias.

“Hoje, no mundo de novas tecnologias, é essencial trabalhar essa reformulação da plataforma adaptada corretamente também para o celular, com uma leitura adaptada, visto que a maioria da população acessa a internet por meio do celular, a comunicação é realmente portátil e ali ela terá informações em tempo real da Prefeitura”, explica.

A Comus e a Cinbesa planejaram uma série de ferramentas que agora estarão disponíveis ao cidadão numa plataforma multimídia, que contém fotos, documentos para downloads, vídeos e links de matérias.

Além da melhor disponibilidade do conteúdo produzido pela equipe da Agência Belém de Notícias, ficará mais fácil acessar todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Basta acessar o “Menu Belém” e entrar no “Portal de Serviços”, um ambiente criado para facilitar a busca e o acesso a todos os serviços on-line ofertados por todos os órgãos e secretarias da PMB.

Entre os serviços mais procurados, como informa o presidente da Cinbesa, João Bosco Vasconcelos, estão os assuntos relacionados ao sistema tributário e o Portal da Transparência. “O portal, por exemplo, é muito acessado, tanto por parte do contribuinte, quanto por parte de entidades, como o próprio Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que audita o portal”, explica Bosco. “Por exemplo, para as empresas, ficou mais fácil para identificar o local onde é feita a emissão de taxa, certidões, e para o contribuinte, a emissão do boleto de IPTU, nota fiscal avulsa, parcelamento de dívidas, enfim, a nova formatação tem usabilidade, ou seja, é um site fácil para o usuário”.

Portal da Transparência – Belém foi apontada como a sexta capital mais transparente do país, com a média de 9,70 – do total de 10 pontos –, ficando à frente de capitais como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), de acordo com avaliação realizada em 2016, pelo Ministério Público Federal (MPF).

Para chegar ao novo modelo de site, a Cinbesa disponibilizou apoio com seu corpo técnico profissional, bem como hospedagem do projeto e segurança da informação em seu parque tecnológico. Cooperação essa que vai garantir que a empresa do município possa estender o projeto a todos os órgãos da prefeitura, o que deve acontecer gradativamente durante o planejamento de migração de cada órgão.

Na avaliação de Edney Santos, diretor da Xifix Tecnologia, empresa responsável por desenvolver esta nova formatação, “com a sociedade cada vez mais conectada e a evolução da legislação, a gestão pública tem que acompanhar essa evolução. Ela precisa fornecer dados e serviços de qualidade, em tempo real, para facilitar a vida de todos. Isso é bom tanto para a administração pública, quanto para a população em geral, que é a maior beneficiária do serviço público de qualidade”.

A universitária Driely Pantoja, de 25 anos, afirma que navegar por um servidor mais claro e objetivo facilita a vida de qualquer pessoa, principalmente para aqueles que buscam por serviços específicos. “Faço estágio na área contábil, comumente preciso acessar ao portal para emissão de guias, documentos importantes e isso nem sempre foi tão fácil. Espero que esta seja uma evolução constante”, declara a jovem.

Por Karla Pereira

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